Internet banda larga é realidade em escolas de comunidades rurais de Nova Ubiratã

Três instituições de ensino de Nova Ubiratã já foram contempladas pelo Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com os ministérios da Educação e Saúde.

Em todo Brasil, já são mais de um milhão de alunos atendidos pelo programa que utiliza Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações para levar internet banda larga para estudantes e demais membros de comunidades afastadas dos grandes centros.

O Gesac também atende instalações públicas como tele centros, bibliotecas, unidades de saúde, instalações das forças armadas, entre outros.

Em Nova Ubiratã, as primeiras instituições de ensino contempladas são; Entre Rios (150 quilômetros da sede), Água Limpa (90) e Prof.ª Vera Lúcia Schmidt (90). Juntas as escolas atendem 613 alunos com idades entre 04 e 14 anos.

“A internet é uma importante ferramenta para diminuirmos as diferenças sociais. Vivemos na era da globalização onde aqueles que detêm acesso às informações, em tempo real, estão em vantagem”, avalia secretário municipal de Educação, Leandro Alves Pereira dos Santos

Segundo o prefeito de Nova Ubiratã, Valdenir José dos Santos, desde 2016 o município aguardava a instalação das antenas, por sua vez, feitas pela empresa Telebrás em parceria com a Viasat.

“Desde o cadastramento das escolas até a instalação das antenas passaram-se três anos. Uma espera longa, mas que certamente valeu a pena. Agora vamos dar continuidade ao projeto, junto ao governo federal, para que as demais instituições de ensino do município também sejam contempladas”, avalia o gestor.

Para ter acesso ao serviço, as instituições de ensino do município passaram a integrar o programa Educação Conectada, do Ministério da Educação, que atende 6,5 mil escolas rurais.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?