Prefeitura de Nova Ubiratã investe mais de meio milhão de reais na reestruturação da Saúde

A Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã concluiu, nesta sexta-feira (3), a primeira etapa do processo de reestruturação das unidades rurais e urbanas de saúde.

Em apenas quatro meses, foram investidos o equivalente a R$ 585.037,29 (quinhentos e oitenta e cinco mil, trinta e sete reais e vinte e nove centavos).

Proveniente de recursos próprios, os valores foram destinados para a reestruturação da Unidade Básica de Saúde I, responsável pelo atendimento de moradores da zona rural, na construção da cobertura da piscina de hidroginástica e revitalização no Núcleo de Apoio de Saúde à Família (Nasf) e na reestruturação da Unidade de Saúde do Distrito Parque Água Limpa, a 90 quilômetros do perímetro urbano , além da aquisição de móveis hospitares e de dois veículos, sendo uma caminhonete S-10 e uma minivan Spin, ambos da marca Chevrolet.

Conforme o secretário de Saúde do Município, Silvio André Stolfo, os veículos foram designados, respectivamente, para o transporte de pacientes da zona rural e daqueles que necessitam se deslocar para Sinop onde fazem de terapia renal substitutiva (hemodiálise).

“A demanda pelos serviços de saúde aumentou consideravelmente em Nova Ubiratã. Isso se deve tanto ao desenvolvimento por que atravessa o município quanto pela ingerência de algumas prefeituras da região. A exemplo de Paranatinga, que por não oferecer uma estrutura adequada aos moradores dos distritos Salto da Alegria e Santiago do Norte acaba sobrecarregando a unidade de saúde do Distrito Parque Água Limpa e até mesmo da sede”, enfatizou o secretário durante solenidade de entrega dos veículos.

Ainda de acordo com o gestor, por se tratar de um serviço essencial, a forma encontrada para minimizar o impacto causado pelo aumento de pacientes foi a destinação de recursos em caráter de urgência.

“Quando o morador procura por uma unidade de saúde ele busca por um atendimento eficiente e de qualidade. Ele não quer, e nem tem a obrigação de saber que estamos trabalhando além do nosso limite. Diante desse situação levei o assunto ao conhecimento da Administração Municipal que nos deu todo aval para darmos andamento as obras e as aquisições dos novos veículos”, assinala Stolfo.

Presente na solenidade, o prefeito do município, Valdenir José dos Santos, ressaltou a importância da iniciativa. Ele ainda enalteceu o trabalho desenvolvido pela equipe técnica da secretaria, em especial aqueles que atuam em comunidades rurais.

“O êxito de toda secretaria depende efetivamente da dedicação dos servidores que nela atuam. Eu costumo dizer que somos privilegiados por contarmos com profissionais de alto nível e comprometidos com a importante função que exercem”, frisa.

“Nossa saúde pública é exemplo para muitas cidades do Estado. Meu irmão é vereador em Alta Floresta e constantemente ele relata problemas enfrentados pelos moradores daquela região. Sabemos que ainda temos muito que evoluir e tenho certeza se continuarmos trabalhando de forma conjunta nossa sociedade tem muito a ganhar”, avalia o vereador Heder Machado.

O ato de entrega também foi acompanhado pela secretária municipal de Assistência Social, servidores da pasta, representantes religiosos e pelos vereadores Adilson Luiz da Silva e Elaine Cristina Teixeira.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?