Professores de Nova Ubiratã participam do Fórum de Educação Empreendedora

A Educação Empreendedora é assunto sério na pauta de atuação do Sebrae/MT, dos professores e de gestores públicos transformadores. Descobrir oportunidades empreendedoras para avançar no desenvolvimento local fazendo conexões com a educação e a nova realidade estudantil são razões que motivam a realização do Fórum de Educação Empreendedora, realizado nesta quarta-feira (17), no município de Nova Ubiratã

Voltado para os profissionais das instituições de educação básica e gestores que atuam na área da educação, mais de 300 pessoas prestigiaram o evento marcado pelas palestras; “O novo professor: design, significação e relacionamento”, com Gustavo Reis, e “Empreender sonhos – Motivações para fazer a diferença”, com Tio Flávio. A iniciativa é desenvolvida pelo Sebrae em parceria com o município de Nova Ubiratã por meio dos programas Educação Empreendedora e Cidade Empreendedora.

Ao capacitar os professores, o programa envolve os grandes responsáveis pelo sucesso do trabalho. “Vamos reforçar a importância desses professores dentro do contexto de se trabalhar o empreendedorismo, atuando não apenas no repasse do conteúdo, mas, principalmente, permitindo que enxerguem a si mesmos como empreendedores. A palestra Empreender Sonhos, do Tio Flávio, conduz o profissional para ser protagonista e isso transforma como as informações são levadas aos alunos”, afirma Lorrayne Menezes, da gerência de empreendedorismo do Sebrae/MT.

Educação

Até o final deste ano 95,874 mil alunos de escolas públicas e privadas de nível fundamental, médio e superior de Mato Grosso terão participado de aulas sobre empreendedorismo. O assunto é abordado com crianças, jovens e adultos por professores qualificados pelo Sebrae/MT, no Programa Educação Empreendedora. Desde 2014, quando o projeto iniciou, o número de alunos atendidos aumentou 361%, ao saltar de 11,498 mil atendimentos para 53 mil em 2018. Nesse período, 182 instituições de ensino abriram as portas para o Sebrae/MT em 59 municípios mato-grossenses, quantifica a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae, Viviane Kelly Pozzolo.

Ter seu próprio negócio ou fazer carreira em uma empresa está entre os principais sonhos dos brasileiros, segundo a Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada em 2016. Por isso, as aulas sobre empreendedorismo despertam tanto interesse nos estudantes, especialmente nos jovens. Com linguagem adaptada para cada faixa etária, os participantes entendem que empreender significa alcançar seus objetivos e realizar seus projetos de vida.

Professores que trabalham com alunos do Ensino Fundamental são capacitados para o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp). A partir de histórias, os alunos são instigados a desenvolver o comportamento empreendedor e a vivenciar as etapas de um plano de negócios. Já os alunos do Ensino Médio participam dos cursos Despertar e Crescendo e Empreendendo.

Cidade Empreendedora

Além do trabalho junto à educação, o Programa Cidade Empreendedora segue com as consultorias para adequação da legislação de atendimento e suporte aos empresários e empreendedores, o diagnóstico para identificação de problemas e o mapeamento de setores estratégicos com oportunidades de negócios na cidade.

Localizada no prédio anexo ao Poupa Tempo, a Sala do Empreendedor contribui para o crescimento do município e está prevista tanto na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, como também no Estatuto da Microempresa, da Empresas de Pequeno Porte e do Microempreendedor Individual de Mato Grosso. A equipe de atendimento da sala foi reforçada e as funcionárias Roseli Pavan e Tatiana Carvalho estiveram em Cuiabá para uma semana de capacitação.

Da teoria à prática, os Agentes de Desenvolvimento (ADs) de 21 municípios de Mato Grosso estiveram reunidos, de 24 a 28 de setembro, na Capital, para uma formação básica e avançada sobre temas como o desenvolvimento territorial, liderança, finanças públicas e captação de recursos. Considerados os guardiões dos pequenos negócios, os agentes são fundamentais para a construção de um ambiente de negócios mais favorável, m contato direto com a comunidade, com os empresários e por dentro de todos os trâmites da prefeitura, as agentes conseguem apontar inovações para o crescimento da cidade

“Foi uma semana de muito conhecimento. Nos aprofundamos em temas como finanças públicas, licitações, além de projetos e convênios que a gente só ouvia falar. Além das informações, a interação com agentes de outros municípios nos fez perceber que a maioria dos problemas é a mesma. Mas, cada um adaptou soluções diferentes, de acordo com a sua realidade”, avaliou Roseli Pavan.

São ações que integram o Programa Cidade Empreendedora. Em Nova Ubiratã, está em andamento o modelo “Ultimate”, que disponibiliza 35 soluções para uma efetiva gestão trabalhando temas como a desburocratização dos processos, agricultura familiar, compras públicas, educação empreendedora, ações de sustentabilidade e um plano anual de compras.

Palestrantes do Fórum:

Gustavo Reis é professor, palestrante exclusivo da Insperiência desde 2014, bacharel em Ciência da Computação pela UFRGS e mestre em Design Estratégico pela Unisinos. Durante a palestra no Seminário, Gustavo apresenta o conceito de “professor como mentor”, dando novos significados aos relacionamentos que estabelecem com seus alunos.

Tio Flávio é coordenador e professor das principais pós-graduações de Minas Gerais, palestrante com atuação nacional, autor e coautor de diversos livros nas áreas de educação. Em sua palestra, será abordada mudanças de cenários, mercado, empresas e pessoas; ser professor; empreendedorismo; escola empreendedora; humanização das relações e criação de experiências.

O Sebrae Mato Grosso é signatário do Pacto Global desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e trabalha com base nos objetivos de desenvolvimentos sustentável, entre eles educação de qualidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Nova Ubiratã

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?