Vereador Ney de Paula Teixeira homenageia família pioneira de Nova Ubiratã

O projeto de Decreto Legislativo foi apresentado pelo Vereador Ney de Paula Teixeira (PPS) e aprovado pelos demais vereadores

Dentro da proposta da Câmara de Nova Ubiratã de promover e incentivar o resgate da história do município, o vereador Ney de Paula Teixeira (PPS) homenageou com Titulo de Cidadão Honorário  durante a Sessão desta segunda-feira (25.11) a família Feijó.

A família Feijó chegou em Nova Ubiratã em 1984 e, junto com outros pioneiros que começavam a chegar naqueles tempos, foi uma das responsáveis pelo desbravamento da região, pelo desenvolvimento econômico do município e a geração de empregos através do trabalho e dos investimentos em extração de madeiras e serraria.

Pioneiros em Nova Ubiratã, a família Feijó é natural da cidade de Colorado no Paraná.

Com o intuito de comprar terras no estado de Mato Grosso, terras estas oferecidas por Manoel Pinheiro “colonizador”, os irmãos Feijó resolveram no ano de 1984 conhecer a tão famosa Nova Ubiratã no Estado de Mato Grosso.

No entanto o extrativismo vegetal (madeira) se transformou no ramo de trabalho dos irmãos José Feijó, Agostinho Feijó, Mário Feijó, Francisco Feijó, Pedro Feijó e Artur Feijó, tornando esta área a favorita para a realização de um sonho de estabilidade financeira.

Na perspectiva de proporcionar uma vida digna aos seus familiares, resolveram no ano de 1985 firmarem raízes no estado.

Em busca de sucesso financeiro para a família, os irmãos adquiriram um pedaço de terra no então distrito de Nova Ubiratã, que na época tinha muitas áreas de madeira a serem exploradas.

Os irmãos montaram uma Madeireira denominada “Madeireira Feijó”, hoje de propriedade do vereador Ney da Madeireira, o local foi adquirido pelos irmãos e sua mãe Micaela Feijó a matriarca da família, pois a mesma havia perdido seu esposo quando José Feijó filho mais velho tinha somente 17 anos de idade e nove irmãos para ajudar cuidar, então, José começou convidar família de amigos para virem realizar este sonho junto com eles no estado de Mato Grosso; estes que também iniciaram o sonho de prosperidade e melhoria de vida.

Com o passar dos anos os irmãos e seus familiares participaram juntos da construção espacial, moldando Ruas, Avenidas, na ampliação da Escola, construção do primeiro Pavilhão, onde se rezavam as missas e eram realizadas festas, entre outros.

Na Política participaram ativamente do plebiscito de emancipação em 19/12 de 1995, Nova Ubiratã se tornou um pequeno município, e no ano de 2004 foram eleitas Vice-Prefeita e vereadora da família; e até hoje seus filhos e irmã, participam ativamente da continuidade deste sonho, como professores, Funcionários Públicos entre outros cargos importantes do município de Nova Ubiratã.

Os familiares sempre contaram com apoio constante de amigos que aqui também firmaram raízes e mudaram o lugar que hoje é visto como o 3º maior produtor de grãos no Brasil.

Orgulhosos, os Pioneiros enchem os olhos de água em dizer que aqui é o lugar que escolheram para criar seus filhos, netos e bisnetos, mesmo com a grande dificuldade enfrentada no início de sua carreira, porém, hoje com uma vida estável os pioneiros relatam que sempre valeu a pena lutar e acreditar em Nova Ubiratã.

Disse Ney da Madeireira

“A família Feijó tem espírito desbravador e tem o nosso reconhecimento e gratidão por tudo aquilo que realizaram em prol do progresso de Nova Ubiratã”.

Ney acrescenta que a homenagem se estende a todas as famílias pioneiras.

“Os desbravadores lutaram muito para construir este município. Enfrentaram inúmeros obstáculos em um tempo onde tudo era muito difícil e distante. Por isso, merecem o nosso respeito e as nossas homenagens”, acrescenta o vereador.

Fonte: Redação com Assessoria

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?